Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O SONHO ACABOU, MAS TEM COXINHA!

EXTREMAMENTE FÁCIL!

   Como é fácil gritar pro mundo inteiro ouvir o quanto você ama seu clube do coração quando a fase é ótima. É gol de tudo que é jeito, jogador da base entrando bem no profissional, tiriça de outros clubes dando certo, imprensa idolatrando os jogadores e possibilidade de torcedores acompanharem conquistas inéditas devido as suas idades.

FICA, VAI TER COXINHA!
   Se bem me lembro, esse mesmo Coritiba que aí está, sendo quase chamado de Barcelona pela imprensa local, a pouco mais de um ano jogava fora de casa depois de punição por vandalismos cometidos pela sua própria torcida pós rebaixamento para série B em 2009. Alguns fiéis torcedores acompanharam quase todos os jogos do Coxa em Joinvile e outros muitos continuaram sendo sócios da equipe. Hoje depois do recorde nacional de vitórias seguidas e da inédita final de Copa do Brasil, bradam aos 4 cantos do mundo que possuem 30 mil sócios. O número é bonito e impressiona, mas eu quero ver mante-lo sem que o torcedor tenha retorno. O Atlético quando iniciou o Sócio Furacão, chegou rapidamente aos 23 mil associados. Quase 4 anos depois, sem NENHUM retorno efetivo ao torcedor (títulos), perdemos
apenas 4 ou 5 mil sócios. E se o Coxa ficar sem ganhar nada durante 4 anos, ou se caírem para a série B de novo, perderão só isso de sócios? Torcer quando o time ta bem é facinho, facinho!  

VICE!

   Sabe aquela história de que se orgulhar de vice campeonato é coisa de time pequeno? Que ser vice é ser o primeiro dos perdedores? Bons Atleticanos escutam essa mesma ladainha desde 2004 quando o Atlético foi vice campeão brasileiro da série A. A ladainha se estendeu em 2005 quando fomos vice campeões da Libertadores da América. Quero registrar que tenho, assim como quase todos os Atleticanos, muito orgulho destas duas grandes campanhas do Trétis em campeonatos muito difíceis, contra times do eixo e seus agentes externos obscuros. A pergunta que fica é: Os torcedores do Coritiba continuarão com as mesmas teses sobre vices campeonatos ou continuarão dizendo que é melhor nem chegar à final se for pra perder? O mundo dá voltas...

O CAVALO ENCILHADO PASSOU. E AGORA?

   Foi comovente ver toda a mobilização da torcida Coxa durante o primeiro semestre de 2011. Recordes quebrados, torcida querendo Léo Gago na seleção, Marcos Messi Aurélio e uma imprensa mais babona que pai de primeira viagem. O fato é que o Coritiba atropelou no Paranaense e passou por cima do cambaleante time rubro negro, duas vezes. A chance de vencer um campeonato de expressão nacional e sair do marasmo (últimos 7 anos, com 3 na série B) se materializou em forma de GRANDE PROJETO do Petraglia Alvi Verde – Dr Vilson Ribeiro. Torcedores alvi verdes com menos de 25 anos, poderiam enfim, ver seu time do coração campeão de alguma coisa que não fosse os empolgantes Paranaenses ou então os já tradicionais títulos Brasileiros da Série B. O Coritiba vive sua melhor fase dos últimos anos e de repente se viu com chance de novamente chamar mais atenção que seu rival. Seus jogadores pareciam jogar por música e incrivelmente todos vivem suas melhores fases em suas respectivas carreiras. O grande problema é que mesmo tendo toda a atenção do mundo, o melhor time dos últimos anos, um elenco que parecia perfeitamente harmônico, o verdão conseguiu perder a Copa do Brasil para um time que tem a fama de ser o maior VICE DO BRASIL! O que dizer ao torcedor Coxa? Se não foi dessa vez, não sei quando será, meu amigo...

A PELADA!

    Fazendo justiça, devo dizer que foi um dos melhores jogos que assisti no ano. O técnico do Coritiba teve um acesso de teimosia “Adilsoniana”, e resolveu escalar seu time a lá Barcelona, seguindo a moda dos decadentes técnicos do Brasil. O fato é que precisava de 2 gols e colocou seu time esquematizado com 3 volantes, numa formatação jamais usada no ano, ano esse em que o Coxa vem atropelando ofensivamente. O resultado? Um gol pros cariocas logo no começo, e a obrigação de ter que correr desesperado atrás do placar o jogo todo. Quando os técnicos de futebol vão entender que 3 volantes não garante absolutamente nada, defensivamente falando?

   Em tempo: O frango de Edson Vascos, será eternizado. Sálvio Espínola deixou de marcar um pênalti claro a favor do Coxa, cometido por Dedé. Sálvio apitou Grêmio x Atlético ano passado no olímpico. O saldo foi: 1 penalti do gasparzinho sobre o jogador gaúcho e 9 amarelos pro Atlético enquanto que para o Grêmio, apenas unzinho.

Bernardo após ser atingido.
BURROS SERÁ?

    Novos incidentes pós jogo decisivo no Tremendão. Desta vez, “torcedores” atiraram pedras, pilhas e uma xícara(?!?) em campo, acertando jogadores e comissão vascaína. Resultado? Sites babando, ávidos por sangue paranaense (sangue coxa). O que esses imbecis conseguirão? Um novo julgamento onde o Coritiba será enquadrado por arremesso de objetos no gramado e se bobear, incluirão os tais lasers verdes. Vem gancho por aí, e não adianta chorar e falar que são injustiçados. 
– “Esses caras não aprendem. Tem que banir essa torcida do futebol” - afirmou Fernando Prass.  
______________________________________________


   Por fim, explico que o Coritiba merecia um post só dele aqui, afinal de contas, são 100 anos nos fazendo feliz. Após o jogo, e a maior secada que já dei, fiquei pensando no quanto os Coxas devem ter sofrido nos vendo chegar até a final da Libertadores. Devem ter secado com a alma, ao saber que estávamos a 2 jogos de disputar um título mundial contra o Liverpool... É duro ser Coxa. Hoje eu vi o quanto é duro.

MELHORES TWITADAS!


VALE MUITO A PENA DAR UMA OLHADA!

5 comentários:

  1. Na foguera de são joão esse ano vamos cooperar com a natureza, Curitiba capital verde vai reciclar lixo do coxa queimando akelas faixinhas de campeões!! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. OH OH OH glorioso, como é bom ti ver, se foder de novo.

    ResponderExcluir
  3. AKABOU O SONHO... AGORA SO TEM COXINHA......RSS

    ResponderExcluir
  4. Incrivelmente concordo em alguns pontos com você! hahaha

    Mas discordo na maioria deles.

    Hoje temos 31 mil sócios. O que é praticamente a capacidade do estádio menos setor visitante. Certamente esse número vai cair, pois muitos torcedores de ocasião se associaram pois não tinham opção de comprar ingresso. Isso é um fato e todos estão cientes. Mas não acredito que ficaremos abaixo do CAP. E como você disse, os últimos 7 anos foram tenebrosos pro Coxa e mesmo na série B tínhamos um número considerável de sócios. Por mais que os últimos anos do atlético não tenham sido lá essas maravilhas, vocês não caíram nenhuma vez nesses 16 anos. E se tivessem caído? E se caírem esse ano? Será que continuará com os mesmos 20 mil sócios? Acredito que não.
    O problema da questão "sócio" é que, como você mesmo disse, a maioria dos torcedores espera uma relação de troca: Público x Títulos. Mas sempre existirá a parcela que vai comparecer nos tempos difíceis ou fáceis, seja no Coritiba, no atlético, no inter...
    O que aconteceu é que atlético ,inter, são paulo... acordaram mais cedo pro "futebol moderno", gestão profissional, etc. O Coritiba hoje corre atrás do prejuízo, e pelas circunstâncias vai muito bem até agora.

    Sobre o jogo, acho que não existe o que discordar. É a análise que até os Coxas-brancas estão fazendo. Agora, sobre ter perdido o título, os "agentes externos obscuros" operaram mais uma vez, como foi com o atlético no passado. Você deve imaginar a raiva de nós Coxas ao termos que aguentar a catimba do nojento time vascaíno e o apito amigo. Mas te garanto que ninguém vai se orgulhar desse vice-campeonato. Todos estão muito chateados porque as chances de conquista eram claras, mas fica a perspectiva de uma boa campanha no brasileiro. E ao contrário de você, penso que cada vez mais um título de expressão se aproxima, pela mudança de visão, pelo gerenciamento profissional. Mas eu sou torcedor Coxa, tenho que acreditar! Se isso vai acontecer, teremos que esperar pra ver.

    Um abraço, do seu amigo Coxa-Branca!
    Sempre torcendo por um futebol paranaense FORTE!
    FODA-SE o eixão do mal!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe o comentário intempestivo, mas colocar a culpa no técnico, no goleiro, no zagueiro ou no juiz é coisa de comentarista incompetente (leia-se todos).

    Enquanto o Coxa estava ganhando, não viam nenhum defeito no time. Teve comentarista que afirmou que o Coxa ia atropelar o Vasco em São Januário.

    Prometeram o titulo para os coxinhas e, como ele merecidamente não veio, arranjaram uns bodes expiatórios.

    Aos fatos. Marcelo Oliveira armou um time mais defensivo porque o Vasco nunca fez menos que 2 gols fora de casa - exceção para o jogo do Náutico - e ganhou todos as partidas fora de seus domínios - exceção para a partida com o Furacão. Depois que tomou o gol, não foi teimoso e partiu pra cima do Vasco. E, por isso, como ele já previa, tomou o gol de misericórdia.

    Edson Bastos muito bem pode ter falhado, mas, olhando a jogada com atenção, percebemos que ele não vê para onde parte a bola, pois havia um zagueiro bem na frente dele. Sem opção, tenta adivinhar o canto, o que quase dá certo, dada a proximidade que a pelota passa dele.

    Lucas Mendes sempre foi elogiado pelos cronistas, apesar de improvisado na lateral. Depois da derrota, essa situação virou motivo de crítica para justificar as previsões desatrosas das "mães-dinás" da imprensa das araucárias.

    O juiz poderia tranquilamente ter expulsado o Bill, dando-lhe o segundo cartão amarelo. O Coritiba não teria mais nenhuma força para pressionar o Vasco e certamente entregaria os betes.

    Agora, generalidades. Estava dando tudo certo para os Coxas, em todos os jogos. Na hora em que começaram a acontecer as coisas que normalmente acontecem com qualquer time, como contusões, suspensões e a bola não entrar, eles caíram na realidade.

    Avisei a um amigo coxa-branca que o magro 1 a zero para o Vasco em casa dava todas as vantagens para eles. Mas ele não me ouviu e foi iludido ao estádio. Afinal, estava cego como os demais coxinhas, que acreditavam em tudo o que os cronistas falavam.

    E a última piada dos comentaristas de araque. Escolheram William, do Coxa, como o melhor jogador em campo. Foi como um prêmio de consolação. Ora, o que se pode dizer de um jogador que deu a assistência para o 1º gol e fez o 2º? Que foi o melhor em campo, sem sombra de dúvida. Esse foi Éder Luís, do Vasco.

    CALA BOCA COMENTARISTA!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...