Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

OS MEDALHÕES RESOLVEM MESMO?

   Dia desses li sobre uma reportagem que foi publicada por uma revista esportiva britânica (Four Four Two), na qual o futebol brasileiro é destaque. Fez-se um apanhado de fatos e concluiu-se que o futebol do nosso país está regredindo. Nossa seleção nos mostra isso claramente ano após ano, cheia de craques supervalorizados, com seus carrões, correntes de ouro e cabelos/chuteiras que chamam mais a atenção do que o futebol apresentado.

   Além dos aspectos abordados dentro do âmbito da seleção brasileira, existe um outro fator que vem sendo bastante recorrente no futebol brasileiro e que contribui de certa forma para o empobrecimento do nosso futebol. O repatriamento de medalhões da bola vem se tornando cada vez mais normal entre os maiores times do país. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Gilberto Silva (Grêmio), Adriano (Corinthians), Luis Fabiano (São Paulo), Roberto Carlos (ex-Corinthians), Mancini (Atlético MG), Deco (Fluminense), são alguns exemplos de jogadores caros, com idade avançada e que voltam ao futebol brasileiro com muita fama e pouco resultado efetivo, até o momento pelo menos. Ao contratar jogadores deste porte, clubes acabam investindo em craques do passado, e na maioria das vezes esquecem de mesclar tais atletas com jogadores de base, que são quem de fato,
trarão lucro aos cofres do clube.fama e pouco resultado efetivo muita fama e pouco resultado efetivo at para o empobrecimento do nosso futebol.  A centralização do nosso futebol em jogadores que já foram protagonistas, atrasa todo um processo normal de reformulação, onde jogadores que poderiam estar estourando numa nova fornada de craques, dão lugar a Decos e Robertos Carlos, por exemplo. O surgimento de novos valores se faz necessário. A seleção brasileira precisa de um matador. Leandro Damião foi cortado para que pudéssemos ter Fred em campo. Para mim, tem cheiro de retrocesso.

   Deixo claro que o repatriamento de atletas com pouca idade e de qualidade certa, é na maioria das vezes, um bom negócio para o clube contratante.

Medalhões que deram certo: Ronaldo, mesmo longe da forma ideal, conseguiu levar o Corinthians ao título da Copa do Brasil de 2009 e consequentemente a Libertadores, isso sem contar as cifras a mais nos cofres do clube oriundos de publicidade. Robinho retornou ao Santos e se deu muito bem ao lado de Neymar e Ganso, levando o Peixe ao título da Copa do Brasil de 2010 e conseqüente à  Libertadores de 2011. Fred ajudou e liderou o grupo do Fluminense na fuga histórica e heróica do rebaixamento no Brasileiro de 2009. Muito pouco em termos de custo benefício, mas de qualquer jeito, foi bastante útil. No ano de 2010, ajudou o Fluminense na conquista do título nacional.  

E O TRÉTIS?

Alex Mineiro em sua ultima passagem pelo CAP.
   No Atlético, temos também casos de repatriamentos de medalhões, só que no nosso caso, repatriamento de medalhões que foram ídolos em outros tempos. Na baixada, por motivos óbvios, os valores não são exorbitantes como os valores trabalhados no eixo, mas jogadores como Alex Mineiro (não veio de fora, mas voltou quando não precisava mais ter voltado), Alberto, Lucas, Claiton e Kleberson, vieram e com certeza deram uma despesa diferenciada na folha de pagamento do Atlético. O fato é que, enquanto perdemos tempo na inglória tarefa de achar que ex ídolos jogariam o mesmo futebol de 10 anos atrás, perdeu-se tempo, dinheiro e energia, que poderiam ser empregados na tentativa de contratação de jogadores que pudessem dar retorno ao clube, dentro de campo e numa futura transação.

   Espero que ex ídolos não sejam mais jogados na fornalha, como foi feito com os atletas citados. Espero também, que ao invés de darmos chance de final de carreira e alto salário pra alguém, que seja dada a oportunidade a um garoto da base do Atlético.

MEMÓRIA DE FURACÃO!

   Estive vendo alguns vídeos antigos e históricos do Trétis e me deparei com o vídeo do pós jogo do título paranaense de 2000, quando empatamos com os Coxas dentro da Arena, com gol de cabeça do Gustavão. Algumas coisas me chamaram a atenção e eu gostaria de dividir com os Atleticanos apaixonados que visitam este blog:



O:12 – Vadão dedica título para diretoria e torcida.
1:01 – Gustavo esbraveja apontando pra torcida: “É pra eles, isso é pra eles! Eles merecem! Foram os únicos que tiveram com a gente, foram eles! A torcida! A torcida, isso é pra eles! Eles merecem!”
1:34 – Cocito abraça Gabiru com a determinação de quem tem orgulho de ser campeão com aquela camisa.

   O resto do vídeo tem muita festa da galera rubro negra. Coisas assim deveriam ser mostradas para o atual elenco, para que eles vejam quão forte eles podem ser jogando de mão dadas com a torcida.


SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...