Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O PESO DE UMA CANETA!


   Todo torcedor de futebol acha que seu time foi prejudicado pela arbitragem ou que o jornal da cidade tem falado bem somente do seu rival. Muitas vezes quando vejo ou escuto comentários sobre a imprensa esportiva Curitibana, tento antes de julgar, promover um juizo de valores. A grande verdade é que muitas vezes a reclamação é coberta de paixão. 

   Não há duvida que o assunto Copa do Mundo na Arena da Baixada é o assunto mais controverso e polêmico desde que iniciaram rumores de uma possível Copa do Mundo disputada em território Brasileiro. Acerca desse assunto consigo ver claramente uma ação em massa por parte da imprensa, a fim de botar em duvida tudo que se refira ao estádio do Clube Atlético Paranaense.

Quando da decisão das cidades sede, vimos matérias colocando em duvida a cidade de Curitiba como potencial sede para o Mundial. 
Quando da escolha de Curitiba como uma das 14 sub sedes, vimos um borbulhar de incógnitas, duvidas e argumentos contrários ao estádio Joaquim Américo.
Quando da manifestação de interesse da FIFA pelo uso da Arena, vimos o surgimento de um alfabeto completo de possíveis segundos planos estampando as capas dos jornais da Capital do Estado, inclusive dando-se espaço a união macabra e ridícula de um dirigente Coxa com um Paranista e com a cereja do bolo vinda da FPF.
Quando ainda não tínhamos a definição do estádio que sediaria os jogos da Copa, vimos o rival recebendo um espaço descomunal para a apresentação de projetos e mais projetos feitos em cartolinas e endossados por "investidores estrangeiros" que jamais apareceram. 
Quando da confirmação da Arena como sede, vimos semana após semana surgirem N problemas na obra e na execução do projeto.
Quando do aguardo do início das obras da Arena, vimos sempre matérias no sentido de mostrar que a obra estava atrasada, inclusive colocando-a como a obra mais atrasada de toda a Copa no Brasil.
Quando da compra de materiais para a obra, vimos a imprensa pegar carona nos devaneios de um senhor que quis aparecer e conseguiu. Comparações de preços de cadeiras diferentes foram apresentadas como se tratassem do mesmo produto.
Finalmente, quando da CPI, uma noticia distorcida sobre o que realmente foram as 3 horas do depoimento de Mario Celso Petraglia.
E é sobre este ultimo fato que quero falar, já que este ilustra perfeitamente todo o problema.

   O depoimento de Petraglia durou quase 3 horas e foi completamente positivo e elucidativo, a ponto do presidente da sessão, Deputado Fabio Camargo fazer a seguinte declaração:  "Essa investigação perdeu o sentido, se o estado ou o município não vão ter que arcar com nada se a obra ficar mais cara e sim o Atlético, a gente tem que ter a humildade de reconhecer que isso aqui não faz mais sentido." Diversos meios de comunicação pelo país destacaram o discurso positivo de Petraglia e também o fato de ele ter sido aplaudido durante a CPI. O jornal Gazeta do Povo, não titubeou e lançou a seguinte manchete: "Petraglia bota em dúvida conclusão da Arena". Diante disso, a revolta não tem como ser evitada e explico o porque:

Menos de 1% da torcida Atleticana teve a oportunidade de acompanhar as 3 horas de depoimento pela ÓTV. Quem viu, sabe que a declaração a que se referiu o jornal, foi dada no sentido de apressar as coisas e fazer com que a obra se desenrole logo. Foi uma frase dita em meio a 3 horas de um discurso positivo e favorável a Copa por essas terras. Ao decidir estampar a capa de uma potencia como é a Gazeta do Povo, utilizando-se uma manchete com essa, o jornal está faltando com a verdade para com o seu cliente que é o povo. Muita gente não compra o jornal diariamente, se "informando" rapidamente através de uma passada de olhos nas manchetes. Como fica a cabeça do cidadão que leu essa manchete no dia seguinte? 97% das pessoas não titubeia em botar a prova a idoneidade da instituição Atlético Paranaense. Muitos devem ter dito que o dirigente deve estar embolsando todo o "dinheiro público" e muitos outros impropérios. Quem pode conter a cabeça do cidadão? O jornal tem de ser responsável dizendo sempre a verdade ("fotografando" os fatos) e não comprometer uma instituição somente pelo aumento da venda de exemplares. Nada regula o que escreve um jornal e nada regula o que um leitor de manchetes pensa e passa pra frente, ao receber uma noticia maldosamente construída. 

   No lançamento da parceria entre o Atlético e AEG, novo problema com a Gazeta. Dessa vez os números e valores do contrato teriam vazado de dentro do Clube. Neste caso a culpa não é só do jornal. Mesmo assim, neste momento há um movimento de jornalistas esportivos julgando as atitudes do Atlético como pequenas, vis e intoleráveis. Incrivelmente não julgam as noticias venenosamente escritas por eles próprios, por colunistas lobos em peles de cordeiros ou pelos colegas de profissão. 

   Quanto pesa uma caneta?  10 gramas? Quando um jornalista constrói uma notícia a caneta ganha umas 30 toneladas. Escrever é fácil, complicado é lidar com as consequências. 

PARADOXO: Porque atacar tanto as obras da Arena desde 2007, sendo que um dos maiores beneficiados com o maior evento do mundo é a imprensa? Ou preferem continuar cobrindo os projetos estaiados do maior clube da galáxia?

P.S. Toda regra te exceção. Não generalizo a imprensa, pois alguns integrantes dela tem meu respeito. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...