Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A CULPA É MESMO DELES?

Será que é tão simples assim?
   A discussão é antiga e toda vez que um clube do eixo vencer algo grande, este papo voltará a tona. Foi só o Corinthians vencer o Mundial de Clubes da Fifa que a explosão de fogos nos céus do estado do Paraná começaram. É claro que na hora a sensação é desconfortável. Como assim essa gente que mora aqui, come nosso feijão e desfruta de um dos melhores estados para se viver no país, torce pra um time de fora da terra? A discussão é muito ampla e advém de 2 pontos cruciais: A falta de identidade do povo Paranaense com sua terra e o poder da mídia aliada com as raras conquistas dos principais clubes do estado.

   Não é segredo pra ninguém que nosso estado, infelizmente, não conta com um povo bairrista e que defenda sua terra. Em relatório divulgado pela Pluri Consultoria os números comprovam esse fato também dentro do futebol. O relatório mostra que mais de 64% dos torcedores escolhem clubes de fora do estado para torcerem. A região norte do estado
sofre grande influencia do futebol paulista enquanto a região oeste tem predominância gaucha, e por aí vai. 

   Quando temos conquistas de clubes com grande torcida nessas regiões, Atleticanos, Coxas e Paranistas ficam revoltados. Mas aí chego ao questionamento: A culpa é mesmo deles? Não, não é. Nosso futebol tem tido certo destaque em âmbito nacional nos últimos 20 anos. Antes disso éramos formiguinhas que participavam de campeonatos com os gigantes do eixo. Se juntarmos as maiores conquistas de Atlético e Coxa, temos 2 títulos nacionais de série A, 5 participações na Libertadores, 2 finais de Copa do Brasil e uma semi final de Sulamericana. E só. Muito pouco para 1 clube centenário e para outro perto de alcançar esta marca. Enquanto isso os clubes do eixo acumulam títulos, repatriam craques e ainda recebem reforço de peso da mídia. Como fazer essa gente torcer para os times da capital do estado com títulos de expressão a cada 15 anos, esquecendo os sedutores times apresentados pela mídia nacional? Eu e você sabemos como é bom ser Atleticano, o quanto é emocionante gritar gol na Arena e abraçar quem aparecer na frente, do quanto é tocante ver os jogadores entrando em campo com estádio lotado e festa da torcida, mas isso nós sabemos porque temos família Atleticana ou porque alguém felizmente nos levou até lá e fez com que nos apaixonássemos. Exigir que um cidadão de 30 anos, por exemplo, morador de Londrina, abdique de gritar "Vai Corinthians" a plenos pulmões e comece a torcer por um clube da capital que ele mal escuta falar é no mínimo insano.

   Consolidando-se na série A (coisa que já tínhamos), chegando mais vezes na Libertadores e fazendo boas campanhas em todas as competições nas quais estiver inserido, fará imediatamente com que muita gente veja o Atlético com outros olhos. A hora é de focar na criançada como potenciais torcedores e consumidores. O trabalho é a longuíssimo prazo, mas ser campeão, criar ídolos e ser temido não é algo que um clube de futebol não vise. A conta é simples: Querem mais torcida, acabando com esse domínio de fora em nossas terras? Então façamos futebol de olho na sua maior razão de ser, as conquistas.

SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...