Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

PANELA DE PRESSÃO!


   
   Qual é o pensamento lógico quando se tem um time que não treina, ou por não ter tempo, ou por falta de aplicação de seus atletas? A lógica é que esse time perca gradativamente suas qualidades e se torne uma equipe frágil. Agora, o que esperar de um grupo que treina 3 meses seguidos com uma estrutura de 1° mundo? Espera-se que essa equipe entre em campo e massacre os adversários.

    É exatamente esta a situação atual do elenco rubro negro. A pré temporada de 3 meses vai criando uma expectativa gigantesca no torcedor, que nutre a ideia, inconscientemente, de que verá em campo uma máquina onde os jogadores de vermelho e preto serão muito mais rápidos que os adversário, chutarão mais forte, subirão mais alto e correrão por mais tempo. Quem acompanha futebol sabe perfeitamente que as coisas estão longe de serem simples assim.


# Fato 1 - Jogador de futebol gosta de JOGAR. Desde criança a piazada não quer saber de treino tático ou físico. A pergunta que mais se ouve em treinamentos é: "Professor, hoje é coletivo né?" Com os profissionais não é diferente. Apesar da maioria saber que a pré temporada de 1 mês é muito bem vinda, passado esse tempo o atleta quer calçar as chuteiras, pentear seu cabelo daquele jeitão escroto e JOGAR.

# Fato 2 - Como cobrar que um atleta que não tem compromisso oficial, mantenha o foco só no treinamento? Todos sabemos que a vida de boleiro é rodeada de festas/mulheres/noitadas. Agora vamos pensar em jogadores que não tem "aquele compromisso no domingo". Não aconteceu nem uma nem duas vezes de boleiros do time principal serem vistos em baladas pela cidade. E aí, dá pra cobrar deles?

# Fato 3 - Tenho certeza que jogadores inteligentes continuam mantendo a pegada nos treinamentos, mas e os cabeças de vento? Como eles devem estar treinando agora, passada a ilusão com pingo de esperança de que poderiam atuar no segundo turno do rural? Adianta caprichar por 1 mês e depois ficar "dando migué" por outros 2?

   O Atlético está criando uma panela de pressão gigante. Sabendo da falta de paciência da torcida por tudo que vem acontecendo nos ultimos anos (desde 2007), a cobrança que normalmente já é bastante grande, agora ganhará novo aliado. Qualquer derrota, qualquer dividida perdida, qualquer adversário não alcançado ou qualquer chute no gol mal dado serão suficientes para que frases como "Treinaram 3 meses pra isso?", ecoem onde quer que o Atlético esteja. A cobrança já começou com o insucesso da turnê em Goiania. Parece que os 3 fatos apresentados acima já se fazem presentes, visto que a boleirada tem falado em falta ritmo de jogo como forma leve de dizer "Pô, a gente quer jogar".

   Não estou pedindo que a crença seja quebrada. Não quero também que este rural de cartas marcadas e organização patética seja valorizado, mas ainda temos 4 jogos em casa e usar o time principal seria forma de começar a aliviar a pressão da panela. "Apresentem" o time logo para a torcida, porque caso isso não aconteça, tem torcedor esperando 5 ou 6 a zero na estréia da Copa do Brasil. Ainda dá tempo de consertar isso.

   No futebol não há fórmula exata, mas há caminhos que sabidamente não são saudáveis. Manter esse time profissional SÓ treinando e aumentando a expectativa de que um time mediano virará uma máquina é pedir pra panela de pressão explodir e sujar a cozinha inteira. 

SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...